Bem Vindo ao Blog que privilegia a Cultura!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Troca de Livros

Um dos mais concorridos eventos da Estação das Letras, desde sua estréia em 1996. Trata-se de um encontro informal em que a troca de livros e de idéias é a tônica. Após as trocas, começa o encontro de leitura com escritores ou pesquisadores e personalidades do mundo dos livros.

25 de Julho às 10:30 da manhã.

Na Estação das Letras - Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cursos e Palestras

Aplicação do ISBN, do ISNN e Editoração de Livros

Biblioteca Nacional
Quando: 24 de abril, às 14h (inscrições gratuitas por e-mail até dia 20)
Conteúdo: Orientar e auxiliar os profissionais sobre as melhores práticas na utilização do ISBN (International Standard Book Number) e do ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas).
Docentes: Sueli Maffia, Andréa Coelho de Souza e Anamaria da Costa Cruz
Local: Auditório Machado de Assis - Av. México s/n - Rio de Janeiro (RJ)
E-mail: isbn@bn.br




Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Estação das Letras
Quando: 28 de abril, das 14h às 17h; 29 de abril, das 18h às 21h; e 30 de abril, das 9h às 12h (três turmas)
Conteúdo: Apresentação, com exercícios, das mudanças na ortografia da língua portuguesa.
Docente: Liana Duarte
Local: Rua Marques de Abrantes, 177 - Loja 107 - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237-3947
E-mail: estaçãodasletras@estaçãodasletras


Oficina de dinamização da leitura

Casa da leitura
Quando: 6, 13, 20 e 27 de maio, das 9h às 12h
Conteúdo: Investigar as dinâmicas de incentivo à leitura, criando condições para a formação de leitores conscientes e críticos, capazes de um exercício pleno da cidadania, ampliando o conceito de leitura ao rever a noção de biblioteca.
Docente: Ana Maria Cretton
Local: Rua Pereira da Silva, 86 - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2557 7437
E-mail: casadaleitura@bn.br

Esquina do Livro

Em Campinho, zona oeste do Rio de Janeiro, quatro comunidades de baixa renda têm acesso, desde fevereiro de 2004, a uma biblioteca que já contabiliza mais de cinco mil títulos em seu acervo. Trata-se do Espaço Cultural Esquina do Livro, que em março abriu um espaço totalmente dedicado ao público feminino. Mas o foco continua sendo o público infanto-juvenil, já que o objetivo é fazer com que jovens e crianças entendam a biblioteca como um espaço deles, ampliando os horizontes culturais dos beneficiados e de suas famílias.

A biblioteca Esquina do Livro, criada em fevereiro de 2004 e localizada em Campinho, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um espaço de leitura confortável, claro e dispõe de um acervo de aproximadamente cinco mil livros, tendo como principal foco a literatura infanto-juvenil. Nele trabalha, diariamente, uma equipe de três educadoras, voluntários e uma coordenadora, sempre empenhados em desenvolver as melhores técnicas de mediação de leitura.No momento atendemos a um público fixo de aproximadamente 100 crianças, adolescentes e demais moradores da comunidade de Campinho e adjacências. Quem tiver oportunidade vale a pena dar uma conferida!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Algumas Considerações sobre o Gótico e o Processo de Leitura

"Toda estrutura social tende a considerar "demoníaco" tudo aquilo que é realmente diferente de si. Essa diferença é um gesto ideológico significativo. O outro é considerado demoníaco pela sua diferença e possível poder para desequilibraro faminiar e conhecido. (Monteiro,2003:129)

Sentiu-se instigado em mergulhar na leitura?! Não se faça de rogado e faça o download para ler na íntegra o artigo de Lílian Maria Araujo da Silva.

Mais um sucesso dos alunos Simonsen!

Leia a entrevista na íntegra clicando na imagem acima!

Mais um sucesso dos alunos Simonsen. Site especializado em Literatura, Beco do Crime ,entrevista Frodo Oliveira , aluno do Curso de Letras das Faculdades Integradas Simonsen sobre o lançamento de seu novo livro "A Torre Negra".

Lembramos que o lançamento do livro "A Torre Negra" de Frodo Oliveira será feito no auditório das Faculdades Integradas Simonsen no dia 28 de Abril às 20h.

Não Percam!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Clara dos Anjos


Clara dos Anjos
, de Lima Barreto

"O carteiro Joaquim dos Anjos não era homem de serestas e serenatas; mas gostava de violão e de modinhas. Ele mesmo tocava flauta, instrumento que já foi muito estimado em outras épocas, não o sendo atualmente como outrora. Os velhos do Rio de Janeiro, ainda hoje, se lembram do famoso Calado e das suas polcas, uma das quais - "Cruzes, minha prima!" - é uma lembrança emocionante para os cariocas que estão a roçar pelos setenta. De uns tempos a esta parte, porém, a flauta caiu de importância, e só um único flautista dos nossos dias conseguiu, por instantes, reabilitar o mavioso instrumento - delícia, que foi, dos nossos pais e avós. Quero falar do Patápio Silva. Com a morte dele a flauta voltou a ocupar um lugar secundário como instrumento musical, a que os doutores em música, quer executantes, quer os críticos eruditos, não dão nenhuma importância. Voltou a ser novamente plebeu.
Apesar disso, na sua simplicidade de nascimento, origem e condição, Joaquim dos Anjos acreditava-se músico de certa ordem, pois, além de tocar flauta, compunha valsas, tangos e acompanhamentos de modinhas."

Leia o Texto na Íntegra

Janela Sobre a Palavra


Quando: de 8 de abril a 3 de junho, quartas-feiras, das 18h30 às 20h30.
Conteúdo: A oficina busca ajudar o aluno a expressar suas idéias, desenvolver a escrita com criatividade e exercitar o olhar para o aprimoramento do texto.
Docente: Silvia Carvão
Local: Rua Marques de Abrantes, 177 - Loja 107 - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237-3947
E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras

segunda-feira, 30 de março de 2009

II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial

A Universidade Federal Fluminense prorrogou para 5/4 as inscrições para a chamada de trabalhos para quem quiser apresentar algum estudo ou pesquisa durante o II Seminário Brasileiro Livro e Leitura Editorial, o Lihed, que acontece em maio em Niterói (RJ). O evento terá, ainda, dois pré-seminários que vão reunir um belo time de pesquisadores do Brasil e do exterior, encabeçado pelo francês Roger Chartier. Um dos temas é “Diálogos Brasil-França: Ler, Escrever e Narrar, Ontem e Hoje”.A programação é de altíssimo nível.

Iniciativa que merece ser copiada!

Iniciativa interessante que poderia ser proposta aqui no Rio de Janeiro.

Fonte: Blog do Galeno

Começa a tramitar na Assembléia Legislativa do Paraná proposta para permitir que as livrarias passem a gozar do mesmo direito que desfrutam os bares, lanchonetes e restaurantes que usam as calçadas para instalar mesas, cadeiras e toldos para abrigar seus clientes. Desde que não prejudiquem o tráfego e não infrinjam outras leis, as livrarias também poderiam usar os passeios para colocar estantes de venda e cafés. Se aprovada, caberá às prefeituras autorizar e fiscalizar.
O projeto de lei é do deputado estadual Reinhold Stephanes Junior (PMDB).

sexta-feira, 27 de março de 2009

A FLIP vem aí!

FLIP 2009 tem data e autor homenageado

Fonte: www.flip.org.br

A sétima edição da FLIP já tem data para acontecer. A Festa começa no dia 1º de julho, quarta-feira, e vai até domingo, 5 de julho.

A FLIP homenageia o escritor pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968). A obra poética de Bandeira ocupa lugar indiscutível na tradição literária brasileira. Livros como A cinza das horas (1917), Carnaval (1919) e Libertinagem (1930) tornaram-se marcos da poesia brasileira – mas há tempos não são objeto de atenção do meio editorial.

O tributo oferecido pela Flip tem como objetivo alterar esse cenário. “A homenagem da Flip pretende contribuir para a revalorização da obra poética e para tornar mais conhecidas as diversas faces de Manuel Bandeira”, afirma Flávio Moura, Diretor de Programação da FLIP.

terça-feira, 24 de março de 2009

Professores são unânimes: treino é o caminho seguro para uma boa redação


Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2009/03/24/ult798u24720.jhtm

Ana Okada
Simone Harnik
Em São Paulo

Muitos estudantes se prendem a diversas regras na hora de escrever redações para o vestibular mas se esquecem de algo fundamental: a escrita. Leitura, conhecimentos de gramática e de atualidades ajudam muito na hora de redigir um texto, mas só o treino é que faz com que o estudante domine as técnicas para poder expressar suas idéias com precisão.

"Podemos comparar a escrita à habilidade de tocar violão: ninguém diz que é um bom instrumentista sabendo só a teoria musical, é necessário ter a prática", explica o professor Eduardo Antonio Lopes, do cursinho Anglo, em São Paulo.

A professora Célia Passoni, do cursinho Etapa, em São Paulo, também ressalta a importância do treino para a escrita e diz que não há segredo ou milagre na hora da redação: "Não dá para o estudante achar que vai 'baixar um santo' na hora de escrever. Redação é treino: é preciso exercitar com vontade".

Como estudar redação?

Os professores aconselham os estudantes a verificar os temas das redações dos vestibulares dos anos anteriores e as melhores redações dos aprovados: "Os exemplos respondem nossas dúvidas. Eles nos mostram, por exemplo, que não há um padrão para colocar parágrafo, mas também que é impossível haver um texto sem divisões", salienta Lopes. Ele ressalta que a redação serve para avaliar se o candidato tem "maturidade a ponto de mostrar um texto autoral; e não um texto que foi feito 'por acaso'".

Lopes afirma que uma boa redação depende de três fatores: da leitura da proposta, do repertório linguístico e do repertório de conhecimentos do aluno.

Antes de começar a escrever, é preciso primeiro ter clareza de qual é a discussão da proposta e de qual é a tese que o estudantes vai defender. Só assim o texto terá progressão, conceito definido pelas seguintes condições: remissividade (o texto deve remeter a elementos anteriores, sem repeti-los), complementaridade (deve acrescentar informações relevantes) e direcionalidade (todos os elementos do texto devem se dirigir à conclusão).

Para saber como lidar com todos esses pré-requisitos, o vestibulando pode estudar as estratégias adotadas nas melhores redações, propor novas soluções e se expor a diferentes modelos de texto. Lopes acredita que o ideal seria o estudante fazer uma redação por semana e dá-las a um leitor critíco para avaliá-las: "Deve ser alguém que consiga identificar se o texto está de acordo com a proposta, se tem coerência e coesão etc. Não precisa ser um professor, pode ser um colega".

O que é necessário

Com o texto em mente, o estudante deve adequá-lo à forma da redação, que pede os seguintes requisitos:
  • Título: deve ser centralizado. Pular linha é opcional;
  • Tamanho: cerca de 30 linhas, que podem ser divididas em um parágrafo de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão;
  • Grafia: o texto deve ser legível;
  • Similaridade: o ideal é que os parágrafos inicial e final tenham o mesmo tamanho;
  • Coesão: as partes do texto devem sustentar a conclusão;
  • Coerência: as partes do texto devem estar ligadas.

  • Para a professora Célia, o estudo de todas as disciplinas também contribui bastante para uma boa redação: "A redação é interdisciplinar. Candidatos que têm certa abrangência de conhecimentos conseguem, com mais facilidade, embasar seus argumentos com exemplos e citações, como podemos ver nos exemplos das melhores da Fuvest".

    Vocabulário Ortográfico com a nova ortografia é lançado


    A Academia Brasileira de Letras lançou no dia 19 o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) incorporando o Acordo Ortográfico vigente a partir de 1º de janeiro deste ano. São cerca de 350 mil vocábulos organizados por ordem alfabética. De acordo com o presidente da ABL, Cícero Sandroni, "esta edição se apresenta aumentada em seu universo lexical, corrige falhas tipográficas e oferece informações ortoépicas sobre possíveis dúvidas resultantes do emprego de algumas das normas ortográficas".

    terça-feira, 3 de março de 2009

    Obras Pra dar e Vender!

    Vale a pena lembrar o site mantido pelo Governo Federal que é de extrema relevância para quem quer aumentar sua bagagem textual e de quebra aumentar seus conhecimentos culturais. Vários clássicos estão disponibilizados para download além de trabalhos monográficos e teses de Mestrado e Doutorado.

    É só Clicar e navegar!

    Domínio Público

    quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

    Em tempos de Crise... Sebos são uma boa pedida!


    Sempre escutamos do professor que ao longo dde nossa vida acadêmica e carreira devemos formar nossa biblioteca pessoal. Esta, com livros capazes de suprirem nossas necessidades acadêmicas quando preciso for. Porém formar a tal biblioteca pessoal em tempos de vacas magras é um desafio. A saída é recorrer aos Sebos. Lá podemos encontrar livros muito bons e em ótimo estado. Segue abaixo uma lista de Sebos cariocas que podem ser úteis na hora em que precisamos daquele bendito livro que custa os "olhos da cara".

    É só anotar na agenda !

    Academia do saber- Rua da Constituição, 20, Centro, RJ. Tel: 2242-8967 ou na Avenida Passos, 22, Centro, RJ. Tel: 2242-4826

    Dantes- Rua Dias Ferreira, 45 B, Leblon, RJ. Tel: 2511-3480

    Berinjela- Avenida Rio Branco, 185, loja 10, Centro, RJ. tel: 2532-3646

    Beta de Aquarius- Rua Buarque de Macedo, 72, catete, RJ. Tel: 2556-1213

    Brasileira- Avenida Rio Branco, 156, sobreloja 229, Centro, RJ. Tels: 2262-4789/2262-2501

    João do Rio- Rua do catete, 144, RJ. Tel: 2225-2744

    Kosmos- Rua do Rosário, 155, Centro, RJ. Tel: 2224-8616

    Mar de histórias- Rua Francisco Sá, 51, loja 15, Copacabana. Tel: 2247-7293

    São José- Rua do carmo, 61, RJ. Tels: 2507-8975/2242-1613



    Homens Unidos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

    O carnaval vem chegando e com ele confetes , serpentinas, batuques e agogos. Fui surpreendido no ensaio técnico da Beija-Flor de Nilópolis no último domingo na Marquês de Sapucaí por um grupo de jovens fazendo conhecer a campanha pelo fim da violência contra a mulher. O que me chamou atenção foi o foco que é totalmente voltado ao engajamento dos homens em prol do bem estar feminino. Os homens abaixo-assinados se comprometem em contribuir por políticas públicas que saiam em defesa da mulher. A iniciativa é válida e o momento propício pois nem sempre as mulheres são expostas com tal zelo no reinado de momo. Quem desejar saber mais sobre a campanha ou assinar virtualmente o manifesto é só clicar na imagem logo abaixo.





    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

    VIII Concurso Nacional de Monografia

    A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Centro de Integração Empresa/Escola – CIEE, com a finalidade de incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas estabelecem a realização e a participação no VIII Concurso Nacional de Monografia sobre Drogas.


    Clique Aqui para baixar o regulamento.

    Clique Aqui para baixar a ficha de inscrição.


    sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

    Estamos de volta!

    É com prazer que iniciamos mais um semestre com a certeza de que iremos viver célebres momentos que permearão nossa memória durante nossa caminha rumo ao sucesso. Por falar em sucesso, o semestre recomeça com a promessa de novos eventos e muita agitação. Uma das novidades é o CLIS , o Curso Comunitário Livre de Inglês Simonsen que vem de encontro as necessidades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho da maioria de nós estudantes.